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Tutorial de Zbrush – Girafinha (Parte 1)

Olá Criativos!

Desenvolvemos um pequeno tutorial no ZBrush de uma Girafa cartoon onde iremos passar por etapas muito importantes do processo criativo de modelagem 3D.
Esperamos que curtam e desenvolvam os seus próprios projetos.

 

Pré-Produção

arte-conceitual-jerry-drave-giraffe-kid-concept-para-estudo-escola-creativeskull

Iremos utilizar neste tutorial o concept “Giraffe Kid” de Jerry Drave. É sempre importante pesquisarmos o artista que desenvolveu o concept que iremos utilizar como referencia para darmos crédito e talvez encontrar mais conteúdo.

estudo-concept-jerry-drave-giraffe-kid-escola-creativeskull-post-modelagem-3d-tutorial

Antes mesmo de colocar a mão na massa, seria interessante fazer o estudo do concept que você escolheu.
Nesta etapa iremos analisar a proporção do personagem como um todo, atentando também ao tamanho de pequenas partes comparadas com toda a sua estrutura.

Após lidarmos com a proporção do personagem, iremos estudar sua silhueta. Nessa etapa, seria necessário algum software de edição de imagem pra você marcar a forma geral do concept para entender melhor essa estrutura e como executá-la.

tutorial-modelagem-3d-escola-creativeskull-giraffe-kid-referencias-jerry-drave

Para que o processo seja mais fluido, separamos também referências de uma girafa real e de personagens cartoons pra suprir dúvidas durante o processo.

Agora sim podemos começar!!

Modelagem

esfera-escola-creativeskull-post-modelando-girafa-make-polimesh-3d

Iremos começar com uma esfera padrão do Zbrush, não esquecendo de apertar “Make Polimesh3D” (Tool>Make Polimesh3D), deixando ela com resolução de 32 em “Dynamesh” (Tool>Geometry>Dynamesh).

processo-girafa-cartoon-3d-zbrush

 

De início iremos mover a esfera com o brush “Moove” até encontrarmos uma forma base que tenha uma silhueta agradável. Além disso iremos utilizar o brush “Pinch” para fazer marcações na superfície do personagem. Um fato interessante sobre esse brush é que você pode modificá-lo para que funcione como uma espécie de planificador. Para fazer isso, vá em “Brush>Modifiers>Brush Modifier” e coloque em “100”.  Para cavar segure o botão “Alt” no teclado.

creativeskull-escola-de-arte-post-girafa-3d-cartoon-pinch-dynamesh

Lembrando que ainda estamos trabalhando com 32 em “Dynamesh” pois nesse início iremos focar na estrutura do nosso personagem.

escola-creativeskull-modelagem-girafa-3d-zbrush-post-esfera-olho

Na próxima fase é necessário aumentar o “Dynamesh” para 64 e suavizar um pouco a nossa peça com o brush “Smooth”. Nesta etapa utilizaremos bastante “ClayBuildup” para adicionar massa e volume no personagem, além do “Move” para irmos corrigindo a silhueta.

Nessa etapa você já pode adicionar os olhos e as pálpebras.

Para adicionar os olhos, clique em “Subtool>Append>Sphere3D” e posicione a esfera ao lado esquerdo do seu monitor, ou no lado direito do personagem.

escola-creativeskull-modelagem-3d-tutorial-girafinha-esfera-olho-nova-criando-escultura

Agora faremos a cópia dessa esfera para criar o segundo olho indo em “Zplugin>SubTool Master> Mirror“.

escola-creativeskull-modelagem-3d-tutorial-girafinha-esfera-olho

No próximo Menu, o software pergunta se você quer criar uma “Subtool” nova ou manter a cópia na mesma “Subtool”, e em qual eixo você quer a cópia do objeto. Mantenha o padrão e dê OK.

post-escola-creativeskull-modelagem-3d-tutorial-girafinha-comparando-e-criando-palpebra

Agora com os olhos já posicionados, iremos adicionar as pálpebras. Nessa etapa o brush “CurveTubeSnap” irá nos auxiliar nesse processo.

Para aplicar, basta selecionar a área desejada e atentar-se no tamanho e na intensidade (quanto maior a intensidade, mais arredondada será a base da pálpebra). Quando finalizar a base da pálpebra, ainda com o brush “CurveTubeSnap” selecionado, clique em qualquer parte do modelo, só não clique na estrutura criada com o “CurveTubeSnap” ou fora do modelo. Assim você irá dispensar o uso do “CurveTubeSnap“. Agora é só selecionar o brush “Move” e reposicionar a pálpebra da melhor maneira.

post-escola-creativeskull-modelagem-3d-tutorial-girafinha-dynamesh-64-finalizando-olho

Agora iremos aplicar o “Dynamesh” ainda em 64 para juntar a pálpebra ao rosto do nosso personagem. Fazendo isso teremos de refinar o modelo para que a pálpebra fique mais harmônica com o rosto. Nessa etapa iremos utilizar bastante o brush “hPolish” (para polir sem suavizar) e o “Pinch” (com o “Brush Modifiers” de volta a 22) e o brush “Move”.

Aumentaremos o modelo para 128 e iremos refiná-lo. Suavizando algumas partes e marcando outras, tentando encontrar algo harmônico e que funcione em todos os ângulos.

post-escola-creativeskull-escola-de-arte-modelagem-cartoon-girafinha-128-dynamesh

Para finalizar, iremos esculpir o olho da nossa girafinha.

Primeiramente faça uma cópia dos olhos, pois iremos utilizar essa cópia em outra fase desse tutorial.

Vá em “Subtool” e clique em “Duplicate”.

modelando-girafa-cartoon-escola-creativeskull-duplicate-zbrush-3d

Com a “Subtool” dos olhos selecionada, você pode aplicar o “Dynamesh” em 128. Escolha o brush “Standard”, mude o “Stroke” para “DragRect” e o alfa para “Alfa 06” ou algum outro arredondado mas com as bordas suaves. Certifique-se de que a simetria está ativa clicando em “X” no teclado, clique e arraste na esfera do olho até formar uma espécie de íris. Caso você queira, você pode fazer isso mais de uma vez para acrescentar mais profundidade sem deformar tanto, indo com mais cuidado.

escola-creativeskull-modelagem-3d-tutorial-girafinha-fazendo-iris-olho

Agora você pode refinar ainda mais a malha do personagem com essa quantidade de resolução.

escola-creativeskull-escola-de-arte-post-modelagem-cartoon-girafinha-modelo-final-print

Finalizamos a etapa de escultura. \0/

Só não esqueça de salvar seu arquivo para continuar depois.

tutorial-finalizando-modelagem-salvando-tool-zbrush-girafa-cartoon-creativeskull-escola-de-arte

Com o que você aprendeu até agora, você pode tentar modelar seus próprios personagens 3D no Zbrush.

Continuamos na segunda parte desse tutorial, onde iremos falar sobre como pintar e detalhar a girafinha.

Então não vá perder! 😀

 

1 Comment

  • JamesnEd

    24 de abril de 2020 at 09:00

    Thanks a ton! It a impressive web-site.

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