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3 dicas para iniciantes no ZBrush

Olá Criativos!

É muito fácil nos perder quando estamos aprendendo um software novo, não é verdade? ¯\_(ツ)_/¯

Muita informação, muito detalhe, muita coisa.

Por isso separamos 3 dicas pra você que está começando no ZBrush ou você que se esqueceu do básico (a gente te lembra também). 😉

 

DICA 01

Qual a diferença de salvar tool, file e document?

Quando se começa no Zbrush é um pouco complicado entender como salvar seu documento da forma mais efetiva. No final, vai variar de caso pra caso. Então se liga:

Salvando uma Tool

Salvando um “Zbrush Tool” ou .ZTL, você mantém em um mesmo arquivo, a mesma tool e suas subtools correspondentes.

(Clicar em “Tool”> depois em “Save As” e nomeie seu arquivo)

tutorial-zbrush-creativeskull-tool-save

 

Salvando um File

Um pouco mais completo que em “Tool” é salvar em “File”. Nessa opção você salva um Zbrush Project ou um ZPR.

Você consegue salvar o histórico da modelagem, o material, o ângulo exato do objeto que você está trabalhando, todas as tools carregadas nesse projeto e se tiver a grid ativa, você consegue também manter essa informação.

Uma dica é tentar manter esse arquivo o mais limpo possível, salvando somente o necessário, pois o arquivo pode ficar muito pesado com muitos dados.

Não esqueça de ativar a opção “UndoHistory” pra salvar o histórico da modelagem.

(Clicar em “File”>Ativar a opção “UndoHistory”> Clicar em “Save As” e nomear seu arquivo)

creativeskull-3d-post-zbrush-pixologic

 

Salvando um Document

Em “Document”, você salva um ZDoc ou ZBR. É somente salvo nessa opção a informação 2,5D de um objeto, mas nenhuma informação 3D. Então tome bastante cuidado quando for salvar em “Document”, pois o arquivo 3D será perdido. Você ainda consegue editar esse arquivo com algum brush 2,5D. (Tool>CurrentTool>2,5D Brushes).

(Clicar em “Document”> Depois em “Save As” e nomeie seu arquivo)

post-zbrush-creativeskull-3d-25d-brush

 

DICA 02

Como corrigir uma malha com defeitos no Zbrush?

Algumas vezes, pela quantidade de trabalho que você aplica em um objeto no Zbrush, a malha desse objeto pode apresentar alguns buracos ou defeitos que você não resolve somente com “Dynamesh”.

creativeskull-post-orelha-3d-zbrush-02

Nesse caso, pode ser necessário a aplicação do brush “Inflat” para inflar a malha defeituosa e só depois aplicar o “Dynamesh”.

creativeskull-post-orelha-3d-zbrush-escola

O próximo passo é aplicar o brush “Smooth” e preencher a forma do seu objeto com o brush “Standard” ou o brush “ClayBuildup”.

creativeskull-post-orelha-3d-zbrush-software-3d

Caso seja necessário, aplique o “Dynamesh” novamente em conjunto com “Inflat”. As vezes pode ser difícil corrigir a malha.

 

DICA 03

Como corrigir o erro Tablet Services Not Avaliable?

Já abriu o Zbrush e se deparou com a mensagem “Tablet Services Not Avaliable”?

O erro é bastante comum e pode prejudicar bastante durante a modelagem, já que a sensibilidade da tablet e a movimentação não se comportam de forma adequada.

Mas tem uma maneira muito rápida de resolver isso.

Primeiro Passo:

Abra o Gerenciador de Tarefas no Windows (Ctrl+Alt+Delete), clique na aba “Serviços” e depois em “Abrir Serviços”.

Creativeskull-windows-zbrush-erro-service

Segundo Passo:

Em “Serviços (local)” procurar “Wacom Costumer Service” e clicar em “Reiniciar o serviço”.

windows-zbrush-erro-service-02

Terceiro Passo:

Reinicie o ZBrush.

Se o problema continuar, refaça os passos.

 

Buscar dominar a sua ferramenta de trabalho e estudo é essencial, então procure sempre conhecimento adicional. Não espere o problema aparecer, vá atras do conhecimento.

Um grande abraço a todos e bons estudos.

 

 

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